PYRA Teatro em parceria com a Divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa está a produzir o Programa Ibero-Americano de Residências Artísticas Despertar´23. Despertar´23 conta com o apoio do IBERESCENA e da Câmara Municipal de Lisboa e procura unir a rica diversidade cultural dos países Ibero-americanos numa celebração única da expressão artística contemporânea.

Nos últimos anos, testemunhámos o poder transformador da arte na nossa sociedade, transcendendo barreiras e estabelecendo conexões profundas entre diferentes culturas. É com esse espírito de união cultural e colaboração que surgiu o programa Despertar’23. Ele visa criar uma plataforma inovadora que permita aos artistas compartilharem as suas vozes únicas e perspectivas artísticas. O programa de residência artística “Despertar” propõe ser um espaço de estimulação de diálogo, estabelecendo valores e posicionamentos através de trocas coletivas entre os criadores, comunidade e público em geral. Os criadores convidados e os selecionados pela convocatória aberta irão pesquisar, criar e interagir com o espaço em que estão inseridos com o objetivo de suprir a ausência das ações que permeiam a arte em conjunto com outras linguagens de expressão cultural. O artista irá desenvolver a sua criação através das memórias, acontecimentos importantes e concretos da Biblioteca.

Através do “Despertar” nós enquanto Companhia PYRA temos como objetivo geral oferecer e proporcionar à população o ultrapassar das barreiras e do formalismo tradicional associado às diversas maneiras de usufruir da cidade de Lisboa, proporcionando um diálogo de multiplicidade cultural, pelo que não se pretende que os criadores utilizem a residência como um simples espaço emprestado para a realização de um projeto já em curso, mas que esse mesmo projeto seja permeável ao ambiente e à comunidade envolvente.

Nós enquanto espaço de acolhimento pretendemos encorajar a experimentação e o cruzamento de disciplinas, práticas, olhares e questionamentos, como forma de potenciar a prática artística teatral/performativa e criar ligações entre artistas e o público local, no âmbito de um contexto internacional ibero-americano tendo Lisboa como palco de ação e com a participação ativa das comunidades nos processos criativos.

Esta residência envolverá ativamente a comunidade local e o público em geral, através de tertúlias e conversas abertas, proporcionando uma oportunidade para o diálogo e a colaboração entre os artistas, a comunidade e interessados. O resultado dessas residências culminará em apresentações finais, correspondentes a cada uma das bibliotecas e seus respectivos temas:

  • Biblioteca de Alcântara: Identidade

  • Biblioteca de Belém: Feminismo

  • Biblioteca de Coruchéus: Movimento Punk Rock em Alvalade

Os espetáculos serão apresentados ao público de forma gratuita nos dias 28 e 30 de novembro e dia 2 de dezembro de 2023.

"Despertar" pretende assim promover a interação entre a arte, a comunidade e a cultura, criando laços entre artistas e o público local, no âmbito de um contexto internacional ibero-americano, tendo Lisboa como o seu vibrante palco de ação.

Apoio | Parcerias: DGArtes, IBERESCENA, Câmara Municipal de Lisboa, Polo Cultural Gaivotas | Boa Vista e Divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa.