A memória canta a sua esperança. Venham ouvir!

No final deste mês, daremos vida à primeira edição do Programa Ibero-americano de Residência Artística - Despertar’23.

➡️ No dia 21 de novembro de 2023 ocorrerá na Biblioteca de Alcântara, às 19h, uma conversa aberta à comunidade e público em geral com a artista que apresentará o processo criativo desenvolvido durante a residência artística.

➡️ A performance “Cuerpo Permeable: La memoria en la Piel de Alcântara” no dia 28 de novembro de 2023, às 21h00 na Biblioteca de Alcântara.

⚪️ Entrada livre. M/10

Sinopse:

“Cuerpo permeable” escava sensivelmente a memória, sendo a Biblioteca de Alcântara testemunha e palco de criação. A criação investiga as memórias e os arquivos corporais que constroem e reconstroem a memória, que tecem a rede identitária de uma pessoa e de um coletivo. Os corpos em movimento e a própria materialidade do edifício jogam em conjunto para despertar a memória e fazer-nos pensar: Que gestos micropolíticos e micropoéticos podemos fazer na construção da nossa memória coletiva? Qual é a história que contamos a nós próprios? Que arquivos corporais nos moldam? O que decidimos esquecer? Dialogaremos de forma dinâmica e vertiginosa entre a dança e o teatro, o movimento e o gesto, o corpo e a memória-ficção. Procuraremos ser uma ponte entre a memória e o presente partilhado, entendendo o corpo como um lugar de arquivo sensível e poético, um canal de tradução, um fermento de imagens, que, próprias e colectivas, nos moldam, nos habitam e nos guiam no caminho a seguir.

O PYRA Teatro informa que irá proceder à recolha de imagens e registos de sons para arquivo e divulgação das atividades do programa ibero-americano de residência artística Despertar.