OUTROS PROJETOS
DESPERTAR - 2º EDIÇÃO
Fase piloto: Programa em desenvolvimento de diagnóstico e auscultação com a instituição e comunidade envolvente, além de levantamento bibliográfico presente na instituição parceira.
As Maravilhas de Trás-os-Montes
Projeto em desenvolvimento com foco na valorização e preservação do património cultural através de teatro de sombras e ateliers de marionetas.
As Maravilha de Trás-os-Montes busca preservar e celebrar o património cultural por meio de uma arte milenar: o Teatro de Sombras. Inspirado pelos Contos e Lendas Transmontanas, este atelier oferece um espaço criativo e educativo, promovendo a autoexpressão e reforçando a ligação às nossas raízes culturais. Aqui, as crianças têm a oportunidade única de se tornarem artistas, atores e narradores das histórias da sua própria terra.
A experiência começa com um envolvente espetáculo de sombras, onde as tradições e lendas transmontanas ganham vida em projeções cativantes. Este momento inicial serve como inspiração para que as crianças, com a orientação de facilitadores experientes, criem suas próprias personagens encantadas. Cada participante poderá construir marionetas de sombra e explorar, na prática, as diversas possibilidades de contar histórias usando esta técnica única.
Com uma abordagem colaborativa e lúdica, o atelier não apenas ensina sobre as tradições e lendas locais, mas também reforça o sentimento de pertença à cultura e comunidade. As três fases fundamentais do processo – ver, criar e experimentar – sustentam esta proposta artística, proporcionando uma experiência enriquecedora e memorável para todos os envolvidos.
Oficina de Teatro para Jovens
Este curso anual de teatro tem como objectivo ser um ponto de encontro, apresentando aos jovens participantes um conjunto de práticas criativas e técnicas direccionadas para a componente artística do que é ser ator/atriz, através de exercícios dinâmicos que potenciem competências criativas, expressivas, físicas, vocais e sobretudo que estimulem o pensamento crítico. Abordará conceitos como a identidade e individualidade, como se constrói, que caminhos para a sua construção e/ou desconstrução. Procurar-se-á entender a relação dialética entre “como os outros me vêem”, “quem eu sou” e “quem eu quero ser”.
Através de exercícios que procurem respeitar a individualidade de cada um, os participantes serão incentivados a manifestar as suas próprias opiniões para a busca de uma definição de identidade. Serão desafiados a criar um perfil físico e psicológico de si mesmos e incentivados a reconhecer o seu estado e posição perante a arte em geral, onde a procura se centra em si próprio e na interação de grupo. Esta oficina resultará numa apresentação final pública do trabalho desenvolvido.