Neste manifesto visual, sejam tela, sejam tinta e juntem-se a nós!
No final deste mês, daremos vida à primeira edição do Programa Ibero-americano de Residência Artística - Despertar’23.
➡️ No dia 26 de novembro de 2023 ocorrerá na Biblioteca dos Coruchéus, às 16h, uma conversa aberta à comunidade e público em geral com os artistas que apresentarão o processo criativo e colaborativo desenvolvido durante a residência artística inspirada nas memórias das primeiras gerações de Punks de Alvalade e Coruchéus.
➡️ A performance “Ruidos de Revuelta” no dia 02 de dezembro de 2023, a partir de 16h na Biblioteca dos Coruchéus. Um dia dedicado ao movimento Punk em Alvalade que pretende imaginar o Jardim dos Coruchéus enquanto lugar de memória deste movimento.
⚪️ Entrada livre. M/10
Após a apresentação, caso as condições meteorológicas o permitam, haverá um PUNKnique comunitário.
Sinopse: "Ruidos de Revuelta" é uma odisseia artística que desenha os contornos e a essência pulsante do Punk em solo português. Como um trilho labiríntico, este projeto desdobra-se numa jornada itinerante, uma viagem. A primeira estação transporta-nos para o interior íntimo do Teatro em Cada Bairro. Lá, projeções de memórias entrelaçam-se com música, imergindo o espectador numa sinfonia visual e sonora que desvenda as raízes, a memória e a evolução do Punk em Portugal. Na segunda paragem, deslocamo-nos para o exterior, no jardim dos Coruchéus, diante de uma mesa de jantar tradicional portuguesa dos anos 70. O cenário inicialmente sereno sofre uma transformação abrupta e inesperada, introduzindo elementos punk numa metamorfose caótica, rompendo a harmonia da cena tradicional. A culminação desta viagem ocorre na terceira e última estação, onde a energia explosiva da banda punk, Dalai Lume, se transforma num concerto fervilhante. O clímax atinge o seu auge com a criação coletiva e interativa, onde participantes e público se unem na execução de um live painting, um graffiti coletivo que materializa a interpretação visceral do movimento Punk. Esta última paragem transcende a mera observação, fundindo participação ativa e expressão musical num êxtase coletivo, celebrando a essência do Punk português. "Ruídos de Revolta" não é apenas uma experiência, mas uma revolução sensorial que ecoa o espírito indomável do Punk através da fusão única de arte, música e participação.
O PYRA Teatro informa que irá proceder à recolha de imagens e registos de sons para arquivo e divulgação das atividades do programa ibero-americano de residência artística Despertar.